top of page

QUEM SOMOS

Ana Sêrro – Criação, encenação e produção

Nasceu em Lisboa (1983), terminou a licenciatura de Teatro, ramo Produção da Escola Superior de Teatro e Cinema, do Instituto Politécnico de Lisboa, em 2007. Profissionalmente colaborou em várias instituições das quais se destacam: Fundação Calouste Gulbenkian, como assistente de direcção de cena e apoio logístico às audições, 2005/2006; Eira 33 de Francisco Camacho, como assistente de produção, 2007/08; Chapitô (Bartô), como gerente/produtora de eventos, 2008; Projecto Ruínas, como produtora e técnica de luzes, 2009; Oficinas do Convento, como produtora executiva e responsável financeira, 2009/2010; Teatro Maria Matos (Espectáculo Amarelo de Catarina Requeijo), como assistente de direcção de cena, 2010. Em 2011, trabalha como responsável de equipa, produtora e figurante na peça infantil “Zeca e Alice no País Desmaravilhas”, um espectáculo para crianças do 1º ciclo sobre a reciclagem, numa parceria entre a Associação Fábrica de Peças e a C.M. Lisboa. Em 2012, aliado ao gosto pelo teatro e crianças, decide tirar o curso de formação profissional de auxiliar de acção educativa, na SA Consultores. Como criadora, em 2005, concebeu e encenou a performance de teatro “Indizível Despedida”, que estreou na iniciativa Art Non Stop (Santiago Alquimista) promovida pela Vo’arte, sendo mais tarde um espectáculo promovido pela Câmara Municipal de Lisboa na 16ª Semana da Juventude. No mesmo ano, funda o seu próprio grupo de teatro de fantoches - Fadas e Ondinas, onde desempenha funções como produção e manipulação de fantoches. Em 2010, participa no evento multidisciplinar promovido pela Associação Oficinas do Convento (Montemor-o-Novo) “Cidade PreOcupada” – Exposições na Cidade PreOcupação com a criação artística da instalação “Retroprojecta-te”.

Catarina Caetano – Interpretação e encenação

Nasceu em Lisboa (1985). Em 2004, entrou na Universidade de Évora, onde se licenciou em Estudos Teatrais (2007) e fez o Mestrado de Teatro – Arte do Actor (2009). Em 2009 iniciou a sua vida profissional e, desde então, tem trabalhado em inúmeros projectos como actriz, produtora e formadora. Direcciona grande parte da sua atenção e trabalho para a pesquisa corporal e treino do actor. É também nesse sentido que frequenta vários workshops e formações, nomeadamente nas áreas das potencialidades do corpo em cena, da dança, das artes circenses, técnica clown, entre outras. Procura novos caminhos para fazer o Teatro chegar a todas as pessoas, novas formas de atrair comunidades e estimulá-las para o gosto pelas artes performativas. Não propõe propriamente educar públicos, mas sim utilizar o Teatro e as expressões dramáticas e corporal como ferramentas de educação, sensibilização, crescimento e novas descobertas. Actualmente colabora com o Projecto Ruínas, sediado em Montemor-o-Novo. 

João Sousa – Sonoplastia e operação técnica

Nasceu em Lisboa (1988). Em 2007 frequentou o curso de Línguas, Literaturas e Culturas (Estudos Portugueses e Espanhóis) na Universidade de Évora. Em 2010 frequentou o mestrado de Literaturas e Poéticas Comparadas, via protocolo com a Facultad de Filosofía y Letras, Universidade de Extremadura em Cáceres. Em 2012 termina o mestrado, entregando em Évora a tese “A construção do símbolo «pátria» nas obras de Rosalía de Castro e António Nobre».No período compreendido entre 2007 – 2010 dedica os seus tempos à criação musical com o colectivo cultural PEBL em Montemor-o-Novo, ao mesmo tempo que participa em diferentes projectos musicais como músico. Em 2008/2009 desenvolve o projecto O Poema (A)Corda com Nuno Manga-Viegas, que compreende a fusão da música e da poesia declamada. Este projecto é acompanhado por actividade literária diversa: criação poética; revista digital D’AEQUUM; participação na revista A IDEIA com composições poéticas; entre outros.

Para além da equipa permanente, a Mala de Viagem conta ainda com a colaboração de várias outras pessoas, de várias áreas: André Calvário, Carlos Sêrro, Carolina Thadeu, Hélder José, Madalena Borda d' Água, Manuela Abrunhosa, Maria João Sêrro e Rui Sousa. 

 

Os nossos espectáculos são patrocinado pelos BOTÕES ESCONDIDO.

bottom of page